Codesp assina contrato com a Indra para implementação do VTMIS
O sistema possibilitará o monitoramento em tempo real do fluxo de embarcações no Porto de Santos.
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e o Consórcio Indra VTMIS Santos assinaram o contrato para implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações VTMIS (Vessel Traffic Management Information System). Na ocasião também foi assinada a ordem de Serviço para deflagração dos serviços que se iniciam com a elaboração de projeto executivo.
O diretor de Portos e Águas da sede da Indra na Espanha, Manuel López Sastre, responsável pela implantação desse sistema em portos no mundo, veio ao Brasil especialmente em função do projeto no Porto de Santos e manifestou o compromisso de implementação com extrema eficiência. O diretor geral de infraestrutura e defesa da Indra no Brasil, Horácio Sabino, considera que o sistema desenvolvido para o Porto de Santos será uma referência não só para a América Latina, mas para qualquer porto do mundo.
O VTMIS será composto por quatro torres de monitoramento e uma central de processamento e supervisão de dados. O sistema auxiliará no controle de tráfego de embarcações, tornando mais segura a espera de navios nas áreas de fundeio e mais eficiente a movimentação e atracação de embarcações no porto. Esses recursos serão integrados à gestão de segurança da Supervia Eletrônica de Dados e ISPS Code.
O contrato para a implantação do VTMIS em Santos prevê desde o fornecimento de equipamentos e software até treinamento de pessoal e obras civis, pelo período de 44 meses. O valor do investimento é de R$ 31,07 milhões.
Fonte: Guia Marítimo