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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #13873

    Olá,

    As chapas do navio são enormes, portanto, oscilam em baixa frequência devido à flutuações de pressão.

    Porém, as bolhas são formadas e implodem rapidamente, gerando ruído de alta frequência.

    Abs

  • #13846

    Olá,

    “Induzido” é algo que ocorre de forma não intencional.

    Ocorre pela indução da direção do escoamento incidente devido ao campo de pressão no perfil, mudando a forma que o escoamento “enxerga” o perfil.

    Porém, no paper original consta que isso diminui o camber. Já no PNA diz que aumenta o camber.

    Então, como há essa divergência, e o livro não explica porque esse aumento ocorre, a sugestão é memorizar essa frase.

    Abs

  • #13830

    Olá,

    Nos últimos, 2006, 2008, 2011 e 2012, foram todos presenciais no CIAGA (Rio de Janeiro).

    Abs

  • #13825

    Olá,

    Propulsor ideal é um propulsor teórico.

    Propulsor real é um propulsor de fato possível de ser fabricado.

    Abs

  • #13776

    Olá,

    Se você tiver interesse em desde logo ler as publicações originais, junto das apostilas, você pode começar a obter-las.

    No sistema, na aba material complementar, há um arquivo denominado “publicações de referencia”. Neste arquivo, consta detalhado todas as publicações do último edital com suas edições atualizadas. Adicionalmente, constam sugestões de como obter as publicões.

    A maioria pode ser obtida gratuitamente na internet.

    Mas o foco e sugestão neste primeiro momento, se você tiver tempo, é assistir a todo o Curso Básico.

    Abs

  • #13642

    Olá,

    Há diversas formas possíveis:

    1. Não assistir ao Curso Básico, e assistir diretamente o Curso Regular, que por sí só já é completo.
    2. Assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral das matérias antes de assistir ao Curso Regular.
    3. Assistir ambos cursos em paralelo.
    4. Assistir ao Curso Básíco no final do Regular, a fim de dar uma revisada geral na matéria.

    Eu recomendo a segunda opção. Ou seja, assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral da matéria previamente. Neste caso, sugiro não se prender em pontos que não ficaram claros, pois estes serão explicados mais detalhadamente posteriormente no Curso Regular. A idéia é “maratonar” o Curso Básico, assistindo tudo sem se prender em pontos da matéria.

    Posteriormente, assistir o Regular na sequência recomendada, tirando todas as eventuais dúvidas no Forúm ou nas Lives de terça, quarta e quinta, onde é possível interagir com o professor e tirar as dúvidas de forma mais detalhada, com apresentação das publicações ou powerpoints.

    Porém, caso seu tempo seja muito restrito, neste caso você pode assistir diretamente o Curso Regular.

    Adicionalmente, você pode solicitar uma sessão de mentoria, que está inclusa na preparação 360, onde o Professor Jorge pode te dar orientações adicionais.

    Abs

  • #13353

    Olá,

    Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.

    Abs

  • #13299

    Olá,

    Somente precisa de caneta, lápis/lapiseira, borracha, régua paralela e compasso.

    Eu comprei a minha 10 anos atrás no link mais barato que achei na internet.

    Sugiro comprar uma que tenha marcações (tracinhos) nas bordas, pq esses tracinhos facilitam ler os rumos na carta náutica.

    Você vai ver os tracinhos nas bordas, na foto da régua do site em que for comprar. Mas o nome técnico desse modelo de régua é “régua paralela captain fields”.

    Abs

  • #13208

    Olá,

    Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.

    Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.

    Abs

  • #13206

    Olá,

    Sim, está correto o raciocinio.

    Abs

  • #13160

    Olá,

    Se tratando de questão da NORMAM-311, visando um PSCPP no Brasil, eu não pensaria em outros países.

    Abs

  • #13073

    Olá,

    Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.

    Abs

  • #12957

    Ola,

    O correto é: “…the flow is frictionless”

    Abs

  • #13790

    Olá,

    O Regular por sí é completo. Ou seja, todo o conteúdo necessário já esta nele.

    Mas se você tiver tempo de assitir o Básico primeiro, ajuda no sentido de ter um contato prévio com todo o contéudo e ter uma visão geral de todos os assuntos.

    Caso não tenha tempo, pode assistir posteriormente, ou se não tiver tempo, pode deixar de assistir. O principal é o Regular.

    Abs

  • #13181

    Olá,

    Antigamente a DPC disponibilizava uma versão digital gratuita do RIPEAM/COLREG através de seu site. Porém, de uns anos para cá esta prática foi encerrada e somente é possível adquirir a versão física do livro que contém os textos em inglês e português destas regras.

    O link para compra é:
    https://cartasnauticasbrasil.com.br/ripeam-72.html

    Outra opção é procurar no google PDFs disponibilizados por outras fontes. Em português a sugestão é buscar por “RIPEAM pdf” e em inglês a sugestão é buscar por “COLREG pdf”.

    Abs

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