Moderador Acadêmico
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17 de dezembro de 2024 às 13:28 #13642
Olá,
Há diversas formas possíveis:
1. Não assistir ao Curso Básico, e assistir diretamente o Curso Regular, que por sí só já é completo.
2. Assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral das matérias antes de assistir ao Curso Regular.
3. Assistir ambos cursos em paralelo.
4. Assistir ao Curso Básíco no final do Regular, a fim de dar uma revisada geral na matéria.Eu recomendo a segunda opção. Ou seja, assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral da matéria previamente. Neste caso, sugiro não se prender em pontos que não ficaram claros, pois estes serão explicados mais detalhadamente posteriormente no Curso Regular. A idéia é “maratonar” o Curso Básico, assistindo tudo sem se prender em pontos da matéria.
Posteriormente, assistir o Regular na sequência recomendada, tirando todas as eventuais dúvidas no Forúm ou nas Lives de terça, quarta e quinta, onde é possível interagir com o professor e tirar as dúvidas de forma mais detalhada, com apresentação das publicações ou powerpoints.
Porém, caso seu tempo seja muito restrito, neste caso você pode assistir diretamente o Curso Regular.
Adicionalmente, você pode solicitar uma sessão de mentoria, que está inclusa na preparação 360, onde o Professor Jorge pode te dar orientações adicionais.
Abs
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20 de setembro de 2024 às 14:34 #13353
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
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10 de setembro de 2024 às 11:48 #13299
Olá,
Somente precisa de caneta, lápis/lapiseira, borracha, régua paralela e compasso.
Eu comprei a minha 10 anos atrás no link mais barato que achei na internet.
Sugiro comprar uma que tenha marcações (tracinhos) nas bordas, pq esses tracinhos facilitam ler os rumos na carta náutica.
Você vai ver os tracinhos nas bordas, na foto da régua do site em que for comprar. Mas o nome técnico desse modelo de régua é “régua paralela captain fields”.
Abs
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21 de agosto de 2024 às 10:59 #13208
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
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21 de agosto de 2024 às 10:49 #13206
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
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8 de agosto de 2024 às 11:45 #13160
Olá,
Se tratando de questão da NORMAM-311, visando um PSCPP no Brasil, eu não pensaria em outros países.
Abs
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10 de julho de 2024 às 16:41 #13073
Olá,
Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.
Abs
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14 de junho de 2024 às 10:42 #12957
Ola,
O correto é: “…the flow is frictionless”
Abs
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13 de junho de 2024 às 14:58 #12950
Ola,
Se a velocidade do escoamento que incide no propulsor é maior, ou seja, se há maior velocidade de avanço, o ângulo de incidência da água na seção (ângulo de ataque) é menor.
Se o ângulo de incidência é menor, logo a força resultante é menor. E se a força resultante é menor, logo a componente de thrust (empuxo) é menor.
Abs
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11 de junho de 2024 às 12:42 #12936
Olá,
A assertiva é falsa pois não é obrigatorio aumentar a área de descarga. Existem outras formas de melhorar a eficiência.
Abs
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7 de junho de 2024 às 11:26 #12916
Olá,
A primeira frase compara “Low RPM large diameter” com “propulsor convencional”, onde o “Low RPM large diameter” economiza 8% de potência.
A segunda frase compara “propulsor convencional com a vane wheel” com “propulsor convencional”, onde ocorre economia de 9 a 12% dependendo do projeto de vane wheel.
Abs
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5 de abril de 2024 às 01:35 #12586
Olá,
Cavitation number depende:
– pressao estática = imersão da pá
– pressão de vapor = temperatura da água
– pressão dinâmica = velocidade do escoamentoAbs
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23 de março de 2024 às 10:22 #12535
Olá,
O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.
Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.
Então, a razão de aspecto ótima será um meio termo que varia em cada projeto, levando-se em conta também o número de pas requerido e a área de pá.
Abs
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22 de março de 2024 às 10:03 #12531
Ola,
Depende do contexto e demais variáveis.
Qual frase do livro gerou a dúvida?
Abs
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14 de agosto de 2024 às 00:37 #13181
Olá,
Antigamente a DPC disponibilizava uma versão digital gratuita do RIPEAM/COLREG através de seu site. Porém, de uns anos para cá esta prática foi encerrada e somente é possível adquirir a versão física do livro que contém os textos em inglês e português destas regras.
O link para compra é:
https://cartasnauticasbrasil.com.br/ripeam-72.htmlOutra opção é procurar no google PDFs disponibilizados por outras fontes. Em português a sugestão é buscar por “RIPEAM pdf” e em inglês a sugestão é buscar por “COLREG pdf”.
Abs
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