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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 173 do total)
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  • #13642

    Olá,

    Há diversas formas possíveis:

    1. Não assistir ao Curso Básico, e assistir diretamente o Curso Regular, que por sí só já é completo.
    2. Assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral das matérias antes de assistir ao Curso Regular.
    3. Assistir ambos cursos em paralelo.
    4. Assistir ao Curso Básíco no final do Regular, a fim de dar uma revisada geral na matéria.

    Eu recomendo a segunda opção. Ou seja, assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral da matéria previamente. Neste caso, sugiro não se prender em pontos que não ficaram claros, pois estes serão explicados mais detalhadamente posteriormente no Curso Regular. A idéia é “maratonar” o Curso Básico, assistindo tudo sem se prender em pontos da matéria.

    Posteriormente, assistir o Regular na sequência recomendada, tirando todas as eventuais dúvidas no Forúm ou nas Lives de terça, quarta e quinta, onde é possível interagir com o professor e tirar as dúvidas de forma mais detalhada, com apresentação das publicações ou powerpoints.

    Porém, caso seu tempo seja muito restrito, neste caso você pode assistir diretamente o Curso Regular.

    Adicionalmente, você pode solicitar uma sessão de mentoria, que está inclusa na preparação 360, onde o Professor Jorge pode te dar orientações adicionais.

    Abs

  • #13353

    Olá,

    Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.

    Abs

  • #13299

    Olá,

    Somente precisa de caneta, lápis/lapiseira, borracha, régua paralela e compasso.

    Eu comprei a minha 10 anos atrás no link mais barato que achei na internet.

    Sugiro comprar uma que tenha marcações (tracinhos) nas bordas, pq esses tracinhos facilitam ler os rumos na carta náutica.

    Você vai ver os tracinhos nas bordas, na foto da régua do site em que for comprar. Mas o nome técnico desse modelo de régua é “régua paralela captain fields”.

    Abs

  • #13208

    Olá,

    Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.

    Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.

    Abs

  • #13206

    Olá,

    Sim, está correto o raciocinio.

    Abs

  • #13160

    Olá,

    Se tratando de questão da NORMAM-311, visando um PSCPP no Brasil, eu não pensaria em outros países.

    Abs

  • #13073

    Olá,

    Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.

    Abs

  • #12957

    Ola,

    O correto é: “…the flow is frictionless”

    Abs

  • #12950

    Ola,

    Se a velocidade do escoamento que incide no propulsor é maior, ou seja, se há maior velocidade de avanço, o ângulo de incidência da água na seção (ângulo de ataque) é menor.

    Se o ângulo de incidência é menor, logo a força resultante é menor. E se a força resultante é menor, logo a componente de thrust (empuxo) é menor.

    Abs

  • #12936

    Olá,

    A assertiva é falsa pois não é obrigatorio aumentar a área de descarga. Existem outras formas de melhorar a eficiência.

    Abs

  • #12916

    Olá,

    A primeira frase compara “Low RPM large diameter” com “propulsor convencional”, onde o “Low RPM large diameter” economiza 8% de potência.

    A segunda frase compara “propulsor convencional com a vane wheel” com “propulsor convencional”, onde ocorre economia de 9 a 12% dependendo do projeto de vane wheel.

    Abs

  • #12586

    Olá,

    Cavitation number depende:
    – pressao estática = imersão da pá
    – pressão de vapor = temperatura da água
    – pressão dinâmica = velocidade do escoamento

    Abs

  • #12535

    Olá,

    O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.

    Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.

    Então, a razão de aspecto ótima será um meio termo que varia em cada projeto, levando-se em conta também o número de pas requerido e a área de pá.

    Abs

  • #12531

    Ola,

    Depende do contexto e demais variáveis.

    Qual frase do livro gerou a dúvida?

    Abs

  • #13181

    Olá,

    Antigamente a DPC disponibilizava uma versão digital gratuita do RIPEAM/COLREG através de seu site. Porém, de uns anos para cá esta prática foi encerrada e somente é possível adquirir a versão física do livro que contém os textos em inglês e português destas regras.

    O link para compra é:
    https://cartasnauticasbrasil.com.br/ripeam-72.html

    Outra opção é procurar no google PDFs disponibilizados por outras fontes. Em português a sugestão é buscar por “RIPEAM pdf” e em inglês a sugestão é buscar por “COLREG pdf”.

    Abs

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