Moderador Acadêmico
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21 de fevereiro de 2025 às 22:21 #13873
Olá,
As chapas do navio são enormes, portanto, oscilam em baixa frequência devido à flutuações de pressão.
Porém, as bolhas são formadas e implodem rapidamente, gerando ruído de alta frequência.
Abs
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17 de fevereiro de 2025 às 12:11 #13846
Olá,
“Induzido” é algo que ocorre de forma não intencional.
Ocorre pela indução da direção do escoamento incidente devido ao campo de pressão no perfil, mudando a forma que o escoamento “enxerga” o perfil.
Porém, no paper original consta que isso diminui o camber. Já no PNA diz que aumenta o camber.
Então, como há essa divergência, e o livro não explica porque esse aumento ocorre, a sugestão é memorizar essa frase.
Abs
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14 de fevereiro de 2025 às 13:57 #13830
Olá,
Nos últimos, 2006, 2008, 2011 e 2012, foram todos presenciais no CIAGA (Rio de Janeiro).
Abs
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12 de fevereiro de 2025 às 23:29 #13825
Olá,
Propulsor ideal é um propulsor teórico.
Propulsor real é um propulsor de fato possível de ser fabricado.
Abs
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31 de janeiro de 2025 às 15:17 #13776
Olá,
Se você tiver interesse em desde logo ler as publicações originais, junto das apostilas, você pode começar a obter-las.
No sistema, na aba material complementar, há um arquivo denominado “publicações de referencia”. Neste arquivo, consta detalhado todas as publicações do último edital com suas edições atualizadas. Adicionalmente, constam sugestões de como obter as publicões.
A maioria pode ser obtida gratuitamente na internet.
Mas o foco e sugestão neste primeiro momento, se você tiver tempo, é assistir a todo o Curso Básico.
Abs
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17 de dezembro de 2024 às 13:28 #13642
Olá,
Há diversas formas possíveis:
1. Não assistir ao Curso Básico, e assistir diretamente o Curso Regular, que por sí só já é completo.
2. Assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral das matérias antes de assistir ao Curso Regular.
3. Assistir ambos cursos em paralelo.
4. Assistir ao Curso Básíco no final do Regular, a fim de dar uma revisada geral na matéria.Eu recomendo a segunda opção. Ou seja, assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral da matéria previamente. Neste caso, sugiro não se prender em pontos que não ficaram claros, pois estes serão explicados mais detalhadamente posteriormente no Curso Regular. A idéia é “maratonar” o Curso Básico, assistindo tudo sem se prender em pontos da matéria.
Posteriormente, assistir o Regular na sequência recomendada, tirando todas as eventuais dúvidas no Forúm ou nas Lives de terça, quarta e quinta, onde é possível interagir com o professor e tirar as dúvidas de forma mais detalhada, com apresentação das publicações ou powerpoints.
Porém, caso seu tempo seja muito restrito, neste caso você pode assistir diretamente o Curso Regular.
Adicionalmente, você pode solicitar uma sessão de mentoria, que está inclusa na preparação 360, onde o Professor Jorge pode te dar orientações adicionais.
Abs
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20 de setembro de 2024 às 14:34 #13353
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
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10 de setembro de 2024 às 11:48 #13299
Olá,
Somente precisa de caneta, lápis/lapiseira, borracha, régua paralela e compasso.
Eu comprei a minha 10 anos atrás no link mais barato que achei na internet.
Sugiro comprar uma que tenha marcações (tracinhos) nas bordas, pq esses tracinhos facilitam ler os rumos na carta náutica.
Você vai ver os tracinhos nas bordas, na foto da régua do site em que for comprar. Mas o nome técnico desse modelo de régua é “régua paralela captain fields”.
Abs
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21 de agosto de 2024 às 10:59 #13208
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
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21 de agosto de 2024 às 10:49 #13206
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
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8 de agosto de 2024 às 11:45 #13160
Olá,
Se tratando de questão da NORMAM-311, visando um PSCPP no Brasil, eu não pensaria em outros países.
Abs
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10 de julho de 2024 às 16:41 #13073
Olá,
Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.
Abs
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14 de junho de 2024 às 10:42 #12957
Ola,
O correto é: “…the flow is frictionless”
Abs
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2 de fevereiro de 2025 às 01:04 #13790
Olá,
O Regular por sí é completo. Ou seja, todo o conteúdo necessário já esta nele.
Mas se você tiver tempo de assitir o Básico primeiro, ajuda no sentido de ter um contato prévio com todo o contéudo e ter uma visão geral de todos os assuntos.
Caso não tenha tempo, pode assistir posteriormente, ou se não tiver tempo, pode deixar de assistir. O principal é o Regular.
Abs
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14 de agosto de 2024 às 00:37 #13181
Olá,
Antigamente a DPC disponibilizava uma versão digital gratuita do RIPEAM/COLREG através de seu site. Porém, de uns anos para cá esta prática foi encerrada e somente é possível adquirir a versão física do livro que contém os textos em inglês e português destas regras.
O link para compra é:
https://cartasnauticasbrasil.com.br/ripeam-72.htmlOutra opção é procurar no google PDFs disponibilizados por outras fontes. Em português a sugestão é buscar por “RIPEAM pdf” e em inglês a sugestão é buscar por “COLREG pdf”.
Abs
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