Moderador Acadêmico
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17 de setembro de 2021 às 21:02 #8203
Enunciado não menciona que as luzes estão no mastro de vante.
Apenas menciona que estão na linha de centro da embarcação, local onde se situam tanto o mastro de vante como de ré.
Abs
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17 de setembro de 2021 às 13:53 #8199
Olá,
Os Simulados Semestrais não possuem suporte acadêmico no Fórum, pois todo o debate é realizado durante a sessão de análise e discussão das questões, no período da tarde, no mesmo dia do simulado.
Como nossos Simulados Semestrais apresentam questões complexas, como esta por exemplo, os debates teóricos são extensos, inviabilizando uma discussão por escrito em posts aqui do Fórum.
De qualquer forma, e resumidamente, nesta questão, o rebocador teria 3 luzes de mastro em linha vertical por rebocar com mais de 200 metros pela popa (Regra 24 a-I), e 1 luz de mastro em outro mastro (Regra 23 a-II), totalizando 4 luzes de mastro.
Abs
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13 de setembro de 2021 às 12:52 #8157
Blade element sim.
Circulation normalmente no início sim, e no final se adiciona uma correção para viscosidade, mas isso é assunto fora do edital.
Abs
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3 de setembro de 2021 às 12:00 #8103
Stern tube é o tubo telescópico do eixo como um todo (ver figura 1-29 do Arte Naval).
O mais próximo que as circunstâncias permitirem será dentro do casco, o mais próximo do tubo telescópico, mas onde exatamente depende do caso em particular. Ou seja, não existe resposta única.
Abs
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19 de agosto de 2021 às 12:03 #7985
Olá,
Quando forem dúvidas assim, o ideal é transcrever a frase original da publicação pro sentido ficar igual ao original.
Suponho que seja esta:
“The mechanical geared drive has been used most widely up to the present. It permits the operation of engine and propeller at their most economical speeds with a power loss in the gears of only 2 to 4 percent”Uma turbina tem máxima eficiência em um giro da ordem do milhar. Um propulsor de hélice tem máxima eficiência com giro na ordem da centena. A engrenagem faz a conversão.
Abs
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16 de agosto de 2021 às 13:34 #7954
Olá,
1. O livro não explica, apenas menciona o resultado do teste. Eu interpreto que se atribui a recuperação de energia rotacional.
2. O livro também não explica, apenas menciona o resultado dos testes. Mas não é uma generalização, os resultados são válidos somente em alguns dos casos estudados.
“Fig. 98 shows that increased efficiency may be obtained by using inclined shafts (Crown et al 1971). This is confirmed by the results of Rutgersson (1978) for lower pitch ratios. For higher pitch ratios inclination may have adverse effects in some cases.”
Abs
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11 de agosto de 2021 às 16:57 #7923
p.235: a pressão sobe devido ao choque mecânico da pá com a superfície da água
p.236: o loading (carregamento) da pá, ou seja força por unidade de área, será maior na posição inferior onde está em contato com a água, e não na parte superior onde está em contato com o ar.
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8 de agosto de 2021 às 22:37 #7882
1. Não achei nenhuma menção a supercavitating “at bottom” na p.238
Se puder transcrever a frase completa dos trechos, fica mais fácil de te ajudar.
2. O ângulo de ataque da pá fica fora da faixa ótima de operação devido à combinação da alto torque e baixa velocidade quando decolando.
Abs
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21 de julho de 2021 às 17:01 #7834
Olá,
Em tanque de prova, o propulsor é montado invertido, de maneira que a água chega pelo lado que não tem eixo, e sai pelo lado que tem o eixo.
Abs
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16 de julho de 2021 às 23:52 #7815
1) De forma simplificada é um sistema que se retroalimenta, intensificando o dano.
2) Quando a pá se entorta, o passo se altera.
3) O autor não explica o motivo do skew aumentar a divergência, e a frase seguinte afirma que isso não foi observado em propulsores náuticos, então não é possível explicar: “However, the instability itself has not yet been observed to occur for marine propellers.”
Abs
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29 de junho de 2021 às 23:56 #7678
Olá,
O EROG mais atual ainda é o de 2012.
O tópico Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SAR) no Brasil pode ser estudado pelo EROG e pela LAR capítulo 5. Adicionalmente o site da Salvamar pode ser visitado (https://www.marinha.mil.br/salvamarbrasil/).
A IMO – Circular MSC/Circ. 645 embora presente na NORMAM-12 desde 2011, não foi cobrada no edital do PSCPP de 2011 nem de 2012.
Abs
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23 de junho de 2021 às 15:29 #7658
1 grau = 60 minutos
22º50’W (22 graus e 50 minutos)
+ 30’W (+ 30 minutos)
= 22º80’W = 23º20’W (23 graus e 20 minutos) -
23 de junho de 2021 às 15:22 #7657
Não da pra comparar porque o Boswell não mediu em situação de crash stop maneuvers, diferente do Luttmer.
No estudo do Luttmer em crash stop maneuvers, o esforços aumentaram drasticamente com o aumento do skew.
Abs
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23 de junho de 2021 às 15:10 #7655
Bernoulli somente se aplica quando não existe perda ou entrada de energia no sistema.
Como no disco é inserido energia (em essência o combustível do navio), a pressão aumenta sem ocorrer diminuição de velocidade, de maneira que bem a ré do disco a pressão é igual à inicial, embora a velocidade seja maior.
Abs
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21 de junho de 2021 às 21:06 #7650
Olá,
Slip é a representação do quanto de água o propulsor acelerou para trás e que não foi convertida em movimento para vante.
Exemplo numérico:
Va = 10 nós, ou seja, propulsor tem um movimento para vante de 10 nós
Velocidade final do escoamento = 14 nós, o que significa um b.Va (= 0,4.10) de 4 nósNeste caso o slip é 4 nós.
Se você quiser a “slip ratio”, pode dividir esses 4 nós pela Va, chegando à formula (b.Va)/ Va, que cortando o Va, chega ao valor b.
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Já na seção 4, temos a “real slip ratio”, que é o Slip/Passo
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Esse raiz de 2 se aplica somente quando a velocidade de avanço é zero, por exemplo quando um rebocador empurra um navio junto ao cais.
Serve para medir o máximo de empuxo teórico que um propulsor pode entregar pra um dado consumo de potência.
Abs
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