Thiago Salcedo
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Prevenção da Erosão no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 2 dias atrás
Olá,
“Induzido” é algo que ocorre de forma não intencional.
Ocorre pela indução da direção do escoamento incidente devido ao campo de pressão no perfil, mudando a forma que o escoamento “enxerga” o perfil.
Porém, no paper original consta que isso diminui o camber. Já no PNA diz que aumenta o camber.
Então, como há essa divergência, e o li…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico processo seletivo no fórum Concursos Anteriores 5 dias atrás
Olá,
Nos últimos, 2006, 2008, 2011 e 2012, foram todos presenciais no CIAGA (Rio de Janeiro).
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 6 dias atrás
Olá,
Propulsor ideal é um propulsor teórico.
Propulsor real é um propulsor de fato possível de ser fabricado.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Materiais extras no fórum Dicas de estudo 17 dias atrás
Olá,
O Regular por sí é completo. Ou seja, todo o conteúdo necessário já esta nele.
Mas se você tiver tempo de assitir o Básico primeiro, ajuda no sentido de ter um contato prévio com todo o contéudo e ter uma visão geral de todos os assuntos.
Caso não tenha tempo, pode assistir posteriormente, ou se não tiver tempo, pode deixar de assistir. O…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Materiais extras no fórum Dicas de estudo 19 dias atrás
Olá,
Se você tiver interesse em desde logo ler as publicações originais, junto das apostilas, você pode começar a obter-las.
No sistema, na aba material complementar, há um arquivo denominado “publicações de referencia”. Neste arquivo, consta detalhado todas as publicações do último edital com suas edições atualizadas. Adicionalmente, c…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Curso Básico e Curso Regular no fórum Dicas de estudo 2 meses atrás
Olá,
Há diversas formas possíveis:
1. Não assistir ao Curso Básico, e assistir diretamente o Curso Regular, que por sí só já é completo.
2. Assistir a todo o Curso Básico primeiro, a fim de obter uma noção geral das matérias antes de assistir ao Curso Regular.
3. Assistir ambos cursos em paralelo.
4. Assistir ao Curso Básíco no final do Regul…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Diagrama de velocidade uma pá no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 5 meses atrás
Olá,
Esse é ângulo de passo hidrodinâmico.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Material da prova de mestres no fórum Mestre-Amador 5 meses atrás
Olá,
Somente precisa de caneta, lápis/lapiseira, borracha, régua paralela e compasso.
Eu comprei a minha 10 anos atrás no link mais barato que achei na internet.
Sugiro comprar uma que tenha marcações (tracinhos) nas bordas, pq esses tracinhos facilitam ler os rumos na carta náutica.
Você vai ver os tracinhos nas bordas, na foto da régua d…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Pitch angle – Blade element theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio, que é o mesmo que diz a frase do livro.
Se o pitch angle aumenta da ponta ao hub, ou seja, tem um valor cada vez maior na medida que se aproxima do hub, este fica maior no hub e menor na ponta.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 6 meses atrás
Olá,
Sim, está correto o raciocinio.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico IMO – RIPEAM e RIPEAM/COLREG no fórum Bibliografia recomendada para o PSCPP 6 meses atrás
Olá,
Antigamente a DPC disponibilizava uma versão digital gratuita do RIPEAM/COLREG através de seu site. Porém, de uns anos para cá esta prática foi encerrada e somente é possível adquirir a versão física do livro que contém os textos em inglês e português destas regras.
O link para compra é:
https://c…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Legislação Ciclo 13 Rod. 03 – Q.24 – Normam 311 no fórum Dúvidas sobre a matéria 6 meses atrás
Olá,
Se tratando de questão da NORMAM-311, visando um PSCPP no Brasil, eu não pensaria em outros países.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Controllable Pitch Propellers no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 7 meses atrás
Olá,
Quando rebocando, a VA é pequena, gerando um AOA excessivo. Portanto, se o passo não for reduzido, o motor entra em sobrecarga.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico The momentum theory no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Ola,
O correto é: “…the flow is frictionless”
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Empuxo X Vel.escoamento no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Ola,
Se a velocidade do escoamento que incide no propulsor é maior, ou seja, se há maior velocidade de avanço, o ângulo de incidência da água na seção (ângulo de ataque) é menor.
Se o ângulo de incidência é menor, logo a força resultante é menor. E se a força resultante é menor, logo a componente de thrust (empuxo) é menor.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Jet propulsion no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
A assertiva é falsa pois não é obrigatorio aumentar a área de descarga. Existem outras formas de melhorar a eficiência.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Van wheel no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 8 meses atrás
Olá,
A primeira frase compara “Low RPM large diameter” com “propulsor convencional”, onde o “Low RPM large diameter” economiza 8% de potência.
A segunda frase compara “propulsor convencional com a vane wheel” com “propulsor convencional”, onde ocorre economia de 9 a 12% dependendo do projeto de vane wheel.
Abs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitation Number para supercavitação no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão 10 meses atrás
Olá,
Cavitation number depende:
– pressao estática = imersão da pá
– pressão de vapor = temperatura da água
– pressão dinâmica = velocidade do escoamentoAbs
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Olá,
O conceito de arrasto induzido vale para qualquer perfil hidrodinâmico. Assim, considerando exclusivamente o arrrasto induzido, quanto maior a AR (maior envergadura com menor corda), maior a eficiência.
Porém, quanto maior a razão de aspecto, maior a espessura requerida próximo ao bosso, o que reduz a eficiência.
Então, a razão de aspec…[Leia mais]
-
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Razão de aspecto x eficiência no fórum
Curso Regular – PNA/Propulsão um ano atrás
Ola,
Depende do contexto e demais variáveis.
Qual frase do livro gerou a dúvida?
Abs
- Carregar mais