Thiago Salcedo
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses atrás
Olá,
O augment of resistance é apenas uma das variáveis.
Diminuir a resistência do casco ao descarregar parte da camada limite para trás é outra variável.
Dependendo do projeto, essa segunda variável supera o augment of resistance.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses, 3 semanas atrás
Olá,
No item 4.4 da apostila, temos a equação da eficiencia behind the hull.
Considerando 2pinQ = Pd, e reorganizando as variáveis, chegamos a expressão: Pd = T.Va / efficiency behind the hull
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Eficiência single X twin screw no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses, 4 semanas atrás
Olá,
O propulsor operando dentro da esteira, descarrega para trás parte da camada limite que causa resistência adicional ao casco do navio, o que melhora a eficiência do casco.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Tração X Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses, 4 semanas atrás
Olá,
Cavitação e super-cavitação, embora relacionadas, funcionam de forma distintas, uma vez que na cavitação temos água no back e na super-cavitação não temos água no back.
Na cavitação, de acordo com a frase abaixo, temos perda de empuxo após uma dada RPM:
“Cavitation is a phenomenon met with in highly loaded propellers in which, beyond…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Propulsive Efficiency no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses, 4 semanas atrás
Olá,
Qual a página e parágrafo do livro ou apostila onde consta essa expressão?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 – Página 133 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 11 meses, 4 semanas atrás
Olá,
Esse valor representa o limite teórico que um propulsor ideal consegue gerar de empuxo quando a velocidade de avanço é igual a zero, uma vez que existe um limite do quanto a coluna de descarga consegue ser comprimida.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Stopping no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá,
Depende da publicação e do contexto.
Em PNA Propulsão não há essa informação.
Em PNA Controlabilidade depende do estudo.
No Tug Use in Port também depende do
tópico estudado.Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Cavitação na face – AOA negativo no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 1 mês atrás
Olá,
1. Pode ocorrer na cloud, sobretudo quando a sheet se desfaz.
2. Sim.
3. Sim.Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Teoria do momentum no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 2 meses atrás
Olá,
1. Fatores de influxo consideram a variação de velocidade longitudinal e rotacional até chegar ao propulsor.
2. Sim.
3. Ângulo de ataque é do perfil. Ângulo de incidência é do escoamento. Mas em essência são análogos.
4. A superfície da pá voltada para a proa, por definição, denomina-se “back” do propulsor; e a superfície voltada para a p…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 2 meses atrás
Olá,
1. As bolhas ocorrem quando a pressão cai até o ponto onde as moléculas d’água que estão juntas no estado líquido, se afastam e se tornam em estado de vapor d’água. As bolhas se movem do bordo de ataque ao bordo de fuga junto com o escoamento na região.
2. A figura 29 mostra em que ponto a cavitação ocorre. A figura 39 mostra o que a cavi…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico section 4 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 4 meses atrás
Ola,
1. Wake fraction em essência é a esteira do navio. Se aumenta a descarga do propulsor (agua para ré), logo diminui a esteira (agua para vante).
2. Derived quantities não é definido no PNA. Em resumo, são as componentes da velocidade sem ser no sentido longitudinal.
3. Não tem relação.
4. Em open water (propulsor isolado) o escoamen…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Partially submerged propeller no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 5 meses atrás
Olá,
Razão de área de pá expressa quanto de área de pá existe para uma dada área de disco propulsivo. Exemplo: Razão de 0,5 significa que metade do disco propulsivo é coberto por pás.
Em geral, para evitar a erosão por cavitação, se aumenta a área de pá, distribuindo o empuxo em uma maior área de contato com a água. Se não risco de erosão p…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Types of cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 5 meses atrás
Olá,
“descolado” é o fenômeno da separação, quando o escoamento se separa da superfície hidrodinâmica, por exemplo a pá do hélice.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Interaction between hull and propeller no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 5 meses atrás
Olá,
Não existe tradução oficial.
A tradução literal é velocidade de influxo, que em essência é a velocidade do escoamento.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Super Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 6 meses atrás
Olá,
Existem duas interpretações pra essa frase:
1. Erro do livro.
2. O fator de bloqueio reduz a velocidade do escoamento, o que por sua vez reduz o augment of resistence, que é o mesmo que dizer que reduz o thrust deduction.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Super Cavitação no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Olá,
Qual página e parágrafo do livro/apostila consta essa frase?
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Ao organizar o fluxo, se melhora a eficiência propulsiva, gerando mais empuxo, o que é equivalente a dizer que a resistência do casco está menor.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
O cavitation number representa a pressão disponível em uma dada situação.
Se irá cavitar depende do quanto um perfil baixa a pressão.
Na figura, pela leitura do texto e pela análise do gráfico se conclui que nesse caso a 1,25 está cavitando.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Tanto navios de um eixo como de dois eixos podem ser construídos com open type stern.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 2 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 1 ano, 7 meses atrás
Olá,
Não são iguais porque o torque mensurado em cada ponto é diferente.
Abs
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