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Paraná ganha novo terminal portuário privado

Paraná ganha novo terminal portuário privado

O estado do Paraná deve ter seu comércio exterior aquecido com a chegada de um novo terminal portuário privado, o Porto Pontal, a ser instalado em 2018 no País. A previsão é que o empreendimento aproximará o estado das grandes rotas mundiais de comércio. Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o terminal irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² – e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do Brasil.

De acordo com Ricardo Bueno Salcedo, diretor do empreendimento, a primeira fase será entregue em 2018 e terá capacidade instalada inicial de 700.000 Teus e, quando a obra estiver totalmente finalizada, a instalação da capacidade total será de 2,5 mil Teus, com 6500 tomadas reefer e capacidade estática de 64000 contêineres. Somente de calado, o Porto Pontal terá 16 metros, uma profundidade que permitirá que sejam operados navios de até 18.000 Teus. Com atuação em longo curso e cabotagem, o terminal, traz grandes expectativas. “Trata-se de uma obra que representa um indutor comercial. Triplicaremos a capacidade de operação da carga reefer no estado e, já na primeira fase de operações, dobraremos a capacidade de movimentação de contêineres”, prevê Salcedo.

Segundo o executivo, ainda no último trimestre deste ano será lançada a pedra fundamental no empreendimento. Com o início da operação, em 2018, a obra já terá em funcionamento uma creche e programas sociais, que vão beneficiar a população e humanizar as relações laborais, um dos principais fatores exigidos nos empreendimentos voltados para o desenvolvimento econômico e pessoal dos habitantes das áreas portuárias.

O diretor explica que a obra será, também, um dos terminais mais modernos da América Latina e o primeiro do País a operar sobre trilhos. “Enquanto os demais portos do Brasil utilizam o sistema RTG (rubber tyre gantry), o de Pontal – a exemplo dos grandes portos europeus, como o Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam – vai ser equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança. Para atender o maior produtor e exportador de frangos do País – segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná, de janeiro a maio deste ano o Paraná exportou mais de 550 mil toneladas de frangos – o novo porto terá 5 mil tomadas reefer, essencial para abrigar contêineres refrigerados”, conta. Salcedo conta que além de toda tecnologia e dos equipamentos de ponta integrados com todo o sistema operacional, o impacto ambiental de Pontal também será menor, já que os contêineres são a forma mais limpa, segura e eficiente de transporte.

Fonte: Guia Marítimo

 

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