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Terminal no ES inicia obras em outubro

Terminal no ES inicia obras em outubro

Os acionistas do terminal portuário dedicado Itaoca Offshore esperam iniciar as obras civis de implantação no quarto trimestre. Localizado em Itapemirim, litoral capixaba, o projeto recebeu há duas semanas a licença de instalação do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) do Espírito Santo, dando sinal verde para o empreendimento.

O terminal, com foco no atendimento da indústria de petróleo e gás do país, tem investimento orçado em R$ 450 milhões. O empreendimento – denominado Itaoca Terminal Marítimo S.A. – é controlado por três grupos de investidores brasileiros de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro: a Catalina Participações, a BH Value Inn Negócios e a Mauer Engenharia.

A aposta do investidores se baseia na expansão da exploração de óleo e gás no país, principalmente no enorme potencial de extração dos campos da camada do pré-sal, na Bacia de Santos. Além da Petrobras, diz Leonardo Horta, diretor executivo e sócio do Itaoca Offshore, vários outras companhias multinacionais já estão atuando no setor no país e todas são usuárias do tipo de serviço que o terminal vai oferecer.

O empreendimento, disse o executivo, que está à frente do projeto desde sua fase de desenvolvimento, em 2010, terá como atividade principal ser uma base de apoio às operações das petrolíferas. “A região escolhida para ser instalado é ideal para atender empresas com atuação nas bacias de óleo e gás do Espírito Santo e de Campos (RJ)”, afirmou Horta, que foi executivo da Vale, Bozzano Simonsen, Cosipa e da Cia. Siderúrgica de Tubarão.

Álvaro Oliveira, também diretor-executivo e sócio do Itaoca, informa que o terminal terá 600 mil metros quadrados de retroárea, 40 mil metros quadrados de área offshore, 11 berços de atração e um cais de serviços com 230 metros de comprimento. O calado, de 9,5 metros, estará apto a receber barcos de 100 metros (maiores e mais modernos|).

Logisticamente, afirma Oliveira, o terminal será bem localizado – distante apenas 23 km da rodovia federal BR-101 e quase na divisa entre Espírito Santo e Rio de janeiro. Ficará 130 km ao sul de Vitória, capital capixaba, e a 250 km de Macaé (RJ), o maior polo da indústria petrolífera offshore do país.

“Estaremos aptos a oferecer todos os serviços requeridos pela indústria de exploração de óleo e gás”, diz Oliveira, que atuou na Vale por muito tempo e foi presidente da Docenave (companhia de navegação da mineradora). Ele menciona serviços de atracação, de armazenagem e movimentação de cargas, fornecimento de combustíveis e água, coleta e destinação de resíduos, heliponto, limpeza de tanques e pequenos reparos de embarcações.

Segundo os executivos, até o fim deste mês o Itaoca espera assinar contrato com uma empresa que será responsável pelas obras civis e de montagem (epecista, no jargão técnico) da parte marítima do terminal, que é 80% do investimento total. O prazo de implantação é de 24 meses. O início de operações está previsto para o fim de 2016.

O faturamento anual esperado para o Itaoca, segundo Horta, é de R$ 250 milhões. A previsão é de gerar 450 empregos diretos na operação. Durante a obra estima-se a contratação de mil pessoas.

Os sócios contrataram como adviser para o empreendimento o Banco Modal, que ficou encarregado de buscar novos investidores para o terminal. Entre os potenciais novos parceiros estão fundos private equity, investidores financeiros e grupos estratégicos, do Brasil e exterior, como operadores de portos e donos de barcos e frotas especializadas nessa área. Oliveira informou que entre os estrangeiros estão grupos holandeses, chineses,

Eles buscam também financiamento do BNDES. Segundo Horta, o projeto já foi levado ao banco para avaliação de sua diretoria técnica. O BNDES tem linhas de empréstimos para empreendimentos desse tipo com até 70% do valor.

Em relação ao prazo original, a obra está com quase dois anos de atrasos. Entre vários fatores disso está obtenção das licenças prévia (13 meses) e de instalação (10 meses). “Essa última licença é nosso cartão de visita para avançar tratativas com potenciais clientes e investidores e o BNDES”, disse Horta.

Fonte: Portos e Navios

 

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