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Moderador Acadêmico

Respostas no Fórum

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  • #6012

    Ola,

    Bound vortex é a representação matemática do propulsor. Ou seja, não tem diferenciação entre bordo de ataque e bordo de fuga.

    O “un/2” e o “un” são os correspondentes do “a” (no disco) e “b” (bem a ré do disco) da momentum theory, onde também temos que “b” = dobro de “a”

    Abs

  • #5805

    Oi Claudia, vou pedir pra ajustarem agora.

    Obrigado

    Abs

  • #5755

    Oi Marcelo,

    Desculpe a demora, o Diego teve uns problemas nos últimos dias e não conseguiu logar no fórum pra sanar sua dúvida, por isso eu vou te responder.

    Na p.7 o livro fala sobre percentual da resistência (questão 12):
    “Even in smooth, new ships it accounts for 80 to 85 percent of the total resistance in slow-speed ships and as much as 50 percent in high-speed ships.”

    Já na p.28 o livro fala sobre o coeficiente da resistência, que é somente um dos parâmetros da fórmula da resistência (questão 13):
    “For surface ships the intercept Crm has been found to vary from 5 to 15 percent of CFOM in warships and up to 40 percent or more in full cargo ships.”

    Então como uma frase discorre sobre o percentual da resistência, e a outra frase sobre o percentual de um coeficiente de resistência e não da resistência em sí, não é possível juntar as duas e fazer um cálculo como vc exemplificou, e por esse motivo o resultado que vc obteve é um valor maior que 100%.

    Abs

  • #5368

    Oi Marco,

    Por definição os triângulos em uma frente fria apontam para a direção de deslocamento da frente e não para a massa fria, e o mesmo ocorre com a frente quente.

    Como uma frente quase estacionária é uma frente fria que não consegue avançar, sua representação segue o mesmo raciocínio, ou seja, os triangulos azuis apontam para onde a massa fria tenta ir e não para onde ela se encontra.

    Abs

  • #5316

    Oi Rodrigo,

    Neste momento não existe previsão.

    Abs

  • #5255

    Desde que o Praticante cumpra o programa dentro do período mínimo e máximo previsto na N-12, ele pode executar o programa de qualificação como achar melhor dentro do possível, considerando o número de manobras existentes na ZP e escala dos demais praticantes.

  • #5254

    Oi Rodrigo,

    Como o Praticante de Prático não presta serviço ao navio, ou seja, como a manobra é de responsabilidade do Prático, o Praticante de Prático não possui remuneração.

    Entretanto, em muitas ZPs os Práticos e Praticantes de Prático combinam algum tipo de ajuda de custo ou empréstimo de maneira que a fase de Praticante de Prático não costuma ser um problema nesse aspecto.

    Abs

  • #5060

    Oi Alvaro,

    1. O camber induzido não é representado e nem definido no PNA, somente é citado nessa frase solta. Vc pode interpretar ela de duas formas:

    a)Erro do livro.
    b)Com ângulo de ataque muito grande (dentro da esteira), o fluxo separa e não acompanha o perfil até o bordo de fuga. Com o ângulo de ataque pequeno (fora da esteira), o fluxo acompanha a seção assimétrica até o bordo de fuga, aproveitando o arqueamento para defletir água.

    2. Sim

    Abs

  • #5054

    Sim

  • #4965

    Acima do zero: Pressões Negativas (downstream side da seção) » p.178 “It is seen that cavitation reduces the under-pressure peak at the leading edge, spreading it out over the chord length”

    Abaixo do zero: Pressões Positivas (upstream side da seção)

    Lift: Área do gráfico delimitada pelas linhas

    Drag: Não representado

    Cada uma das linhas representam um dado cavitation number.

    Ao diminuir de um cavitation number de 4.0 para 1.25, a área sob a linha aumenta, o que representa um aumento de lift.

    O mesmo ocorre ao passar de 1.25 para 1.0

    De 1.0 em diante, ao diminuir o cavitation number, a área sob a linha diminui o que representa uma diminuição no lift.

    Abs

  • #4953

    Legislação pode ser feita em qualqer ordem, inclusive junto com outras matérias como por exemplo Nav 1 e Nav 2.

    Sugestão de não deixar muito pro final é só por conta da NORMAM-12 que fala da vida do Prático.

    Abs

  • #5311

    Isso varia e pode ser alterado a qualquer momento pelos Práticos do local.

    No geral são escalas bem boas.

    Nas publicações do edital que são os assuntos cobrados na prova não constam informações sobre elas, então eu não tenho essas informações pra te passar.

    Mas as vezes as escalas estão disponíveis nos sites das respectivas Capitanias dos Portos dentro da aba praticagem, pode ser que você encontre exemplos de algumas delas.

    Abs

  • #5310

    O Praticante tem que cumprir um plano que é definido especificamente para cada ZP, ou seja, cada ZP possui um número mínimo de manobras a cumprir.

    Esse número vc pode encontrar na NPCP de cada ZP (não cai na prova).

    O Praticante como não presta serviço não é remunerado, mas em muitas ZPs existe algum tipo de ajuda ou empréstimo definido localmente, mas não existem regras quanto a isso e portanto não existe documento para se pesquisar.

    Abs

  • #5308

    Oi Gmpinho,

    O Prático trabalha em formato de escala que é definida localmente pelos Práticos de cada ZP.

    Essas escalas podem ser definidas livremente desde que não descumpram a NORMAM-12 (documento baixado no site da DPC e constante do edital).

    Abs

  • #5251

    Oi Rodrigo,

    A sugestão é seguir a sequência de matérias do Curso Regular que vc pode visualizar no calendário neste link:

    Curso Regular – Presencial

    Você também pode obter uma orientação mais personalizada com o programa de coaching:

    Programa de Coaching

    Abs

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