Moderador Acadêmico
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15 de junho de 2020 às 18:22 #6012
Ola,
Bound vortex é a representação matemática do propulsor. Ou seja, não tem diferenciação entre bordo de ataque e bordo de fuga.
O “un/2” e o “un” são os correspondentes do “a” (no disco) e “b” (bem a ré do disco) da momentum theory, onde também temos que “b” = dobro de “a”
Abs
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17 de abril de 2020 às 12:42 #5805
Oi Claudia, vou pedir pra ajustarem agora.
Obrigado
Abs
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12 de fevereiro de 2020 às 22:13 #5755
Oi Marcelo,
Desculpe a demora, o Diego teve uns problemas nos últimos dias e não conseguiu logar no fórum pra sanar sua dúvida, por isso eu vou te responder.
Na p.7 o livro fala sobre percentual da resistência (questão 12):
“Even in smooth, new ships it accounts for 80 to 85 percent of the total resistance in slow-speed ships and as much as 50 percent in high-speed ships.”Já na p.28 o livro fala sobre o coeficiente da resistência, que é somente um dos parâmetros da fórmula da resistência (questão 13):
“For surface ships the intercept Crm has been found to vary from 5 to 15 percent of CFOM in warships and up to 40 percent or more in full cargo ships.”Então como uma frase discorre sobre o percentual da resistência, e a outra frase sobre o percentual de um coeficiente de resistência e não da resistência em sí, não é possível juntar as duas e fazer um cálculo como vc exemplificou, e por esse motivo o resultado que vc obteve é um valor maior que 100%.
Abs
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8 de fevereiro de 2019 às 22:08 #5368
Oi Marco,
Por definição os triângulos em uma frente fria apontam para a direção de deslocamento da frente e não para a massa fria, e o mesmo ocorre com a frente quente.
Como uma frente quase estacionária é uma frente fria que não consegue avançar, sua representação segue o mesmo raciocínio, ou seja, os triangulos azuis apontam para onde a massa fria tenta ir e não para onde ela se encontra.
Abs
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16 de dezembro de 2018 às 23:12 #5316
Oi Rodrigo,
Neste momento não existe previsão.
Abs
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3 de dezembro de 2018 às 12:05 #5255
Desde que o Praticante cumpra o programa dentro do período mínimo e máximo previsto na N-12, ele pode executar o programa de qualificação como achar melhor dentro do possível, considerando o número de manobras existentes na ZP e escala dos demais praticantes.
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3 de dezembro de 2018 às 11:51 #5254
Oi Rodrigo,
Como o Praticante de Prático não presta serviço ao navio, ou seja, como a manobra é de responsabilidade do Prático, o Praticante de Prático não possui remuneração.
Entretanto, em muitas ZPs os Práticos e Praticantes de Prático combinam algum tipo de ajuda de custo ou empréstimo de maneira que a fase de Praticante de Prático não costuma ser um problema nesse aspecto.
Abs
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21 de setembro de 2018 às 10:56 #5060
Oi Alvaro,
1. O camber induzido não é representado e nem definido no PNA, somente é citado nessa frase solta. Vc pode interpretar ela de duas formas:
a)Erro do livro.
b)Com ângulo de ataque muito grande (dentro da esteira), o fluxo separa e não acompanha o perfil até o bordo de fuga. Com o ângulo de ataque pequeno (fora da esteira), o fluxo acompanha a seção assimétrica até o bordo de fuga, aproveitando o arqueamento para defletir água.2. Sim
Abs
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20 de setembro de 2018 às 13:39 #5054
Sim
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23 de agosto de 2018 às 23:56 #4965
Acima do zero: Pressões Negativas (downstream side da seção) » p.178 “It is seen that cavitation reduces the under-pressure peak at the leading edge, spreading it out over the chord length”
Abaixo do zero: Pressões Positivas (upstream side da seção)
Lift: Área do gráfico delimitada pelas linhas
Drag: Não representado
Cada uma das linhas representam um dado cavitation number.
Ao diminuir de um cavitation number de 4.0 para 1.25, a área sob a linha aumenta, o que representa um aumento de lift.
O mesmo ocorre ao passar de 1.25 para 1.0
De 1.0 em diante, ao diminuir o cavitation number, a área sob a linha diminui o que representa uma diminuição no lift.
Abs
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19 de agosto de 2018 às 23:55 #4953
Legislação pode ser feita em qualqer ordem, inclusive junto com outras matérias como por exemplo Nav 1 e Nav 2.
Sugestão de não deixar muito pro final é só por conta da NORMAM-12 que fala da vida do Prático.
Abs
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14 de dezembro de 2018 às 08:59 #5311
Isso varia e pode ser alterado a qualquer momento pelos Práticos do local.
No geral são escalas bem boas.
Nas publicações do edital que são os assuntos cobrados na prova não constam informações sobre elas, então eu não tenho essas informações pra te passar.
Mas as vezes as escalas estão disponíveis nos sites das respectivas Capitanias dos Portos dentro da aba praticagem, pode ser que você encontre exemplos de algumas delas.
Abs
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14 de dezembro de 2018 às 08:55 #5310
O Praticante tem que cumprir um plano que é definido especificamente para cada ZP, ou seja, cada ZP possui um número mínimo de manobras a cumprir.
Esse número vc pode encontrar na NPCP de cada ZP (não cai na prova).
O Praticante como não presta serviço não é remunerado, mas em muitas ZPs existe algum tipo de ajuda ou empréstimo definido localmente, mas não existem regras quanto a isso e portanto não existe documento para se pesquisar.
Abs
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14 de dezembro de 2018 às 08:49 #5308
Oi Gmpinho,
O Prático trabalha em formato de escala que é definida localmente pelos Práticos de cada ZP.
Essas escalas podem ser definidas livremente desde que não descumpram a NORMAM-12 (documento baixado no site da DPC e constante do edital).
Abs
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2 de dezembro de 2018 às 09:55 #5251
Oi Rodrigo,
A sugestão é seguir a sequência de matérias do Curso Regular que vc pode visualizar no calendário neste link:
Você também pode obter uma orientação mais personalizada com o programa de coaching:
Abs
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