Moderador Acadêmico
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
18 de março de 2021 às 05:40 #6851
Ola,
O “inflow angle” é o ângulo com a qual a água chega em um determinado ponto.
No caso do leme, o “ângulo de deflexão do leme” (Delta R) é igual ao “inflow angle” + o “angle of attack.”
A melhor figura para visualizar isso é a n.22. Nela o “inflow angle no leme” é o “Beta @ Rudder”.
Abs
-
31 de janeiro de 2021 às 22:33 #6617
Oi Marcelo,
Ele quis dizer que todos os círculos máximos, à exceção do Equador e dos Meridianos, não são representados por linhas retas.
Abs
-
26 de agosto de 2020 às 14:24 #6190
Ola,
O loading seria a representação da força por unidade de área da pá do propulsor.
De forma prática, seria um propulsor que está realizando muita força para conseguir vencer a resistência experimentada pelo navio, logo é um propulsor que não está sendo eficiente, pois está descarregando muita água para trás com pouco avanço.
Abs
-
15 de junho de 2020 às 18:22 #6012
Ola,
Bound vortex é a representação matemática do propulsor. Ou seja, não tem diferenciação entre bordo de ataque e bordo de fuga.
O “un/2” e o “un” são os correspondentes do “a” (no disco) e “b” (bem a ré do disco) da momentum theory, onde também temos que “b” = dobro de “a”
Abs
-
17 de abril de 2020 às 12:42 #5805
Oi Claudia, vou pedir pra ajustarem agora.
Obrigado
Abs
-
12 de fevereiro de 2020 às 22:13 #5755
Oi Marcelo,
Desculpe a demora, o Diego teve uns problemas nos últimos dias e não conseguiu logar no fórum pra sanar sua dúvida, por isso eu vou te responder.
Na p.7 o livro fala sobre percentual da resistência (questão 12):
“Even in smooth, new ships it accounts for 80 to 85 percent of the total resistance in slow-speed ships and as much as 50 percent in high-speed ships.”Já na p.28 o livro fala sobre o coeficiente da resistência, que é somente um dos parâmetros da fórmula da resistência (questão 13):
“For surface ships the intercept Crm has been found to vary from 5 to 15 percent of CFOM in warships and up to 40 percent or more in full cargo ships.”Então como uma frase discorre sobre o percentual da resistência, e a outra frase sobre o percentual de um coeficiente de resistência e não da resistência em sí, não é possível juntar as duas e fazer um cálculo como vc exemplificou, e por esse motivo o resultado que vc obteve é um valor maior que 100%.
Abs
-
8 de fevereiro de 2019 às 22:08 #5368
Oi Marco,
Por definição os triângulos em uma frente fria apontam para a direção de deslocamento da frente e não para a massa fria, e o mesmo ocorre com a frente quente.
Como uma frente quase estacionária é uma frente fria que não consegue avançar, sua representação segue o mesmo raciocínio, ou seja, os triangulos azuis apontam para onde a massa fria tenta ir e não para onde ela se encontra.
Abs
-
16 de dezembro de 2018 às 23:12 #5316
Oi Rodrigo,
Neste momento não existe previsão.
Abs
-
3 de dezembro de 2018 às 12:05 #5255
Desde que o Praticante cumpra o programa dentro do período mínimo e máximo previsto na N-12, ele pode executar o programa de qualificação como achar melhor dentro do possível, considerando o número de manobras existentes na ZP e escala dos demais praticantes.
-
13 de janeiro de 2021 às 15:42 #6527
Ola,
Se o Prático trabalha sozinho ele é remunerado por cada manobra que efetua. Se o Prático trabalha em uma sociedade (que é o mais comum), cada sociedade estabelece como prefere remunerar seus sócios, se por manobra efetuada, por divisão igualitária do montante, ou um percentual em cada formato.
O número de manobras por dia depende de cada Zona de Praticagem e do movimento no dia considerado, só não pode descumprir os requisitos mínimos e máximos por dia previstos na NORMAM-12/DPC (disponível para download no site da DPC)
Abs
-
23 de junho de 2020 às 00:39 #6030
Oi Marcos,
Como os Práticos são profissionais autônomos, o lucro auferido por cada e sua respectiva carga de trabalho é informação privada, e eles não divulgam, portando não tenho essas informações para te dizer.
As informações disponíveis são as constantes na NORMAM-12, publicação disponível no site da DPC e que consta no edital do processo seletivo. Nela está estabelecido os requisitos mínimos e máximos de escala de rodízio e fainas de praticagem em cada ZP.
Abs
-
21 de junho de 2020 às 23:55 #6023
Oi Marcos,
A remuneração do Prático depende dos lucros da empresa de Praticagem de cada porto dependendo da movimentação de cada mês.
Como existem mais de 20 Zonas de Praticagem e os portos oscilam movimentação mês a mês, não é possível determinar uma remuneração média do Prático.
Abs
-
14 de dezembro de 2018 às 08:59 #5311
Isso varia e pode ser alterado a qualquer momento pelos Práticos do local.
No geral são escalas bem boas.
Nas publicações do edital que são os assuntos cobrados na prova não constam informações sobre elas, então eu não tenho essas informações pra te passar.
Mas as vezes as escalas estão disponíveis nos sites das respectivas Capitanias dos Portos dentro da aba praticagem, pode ser que você encontre exemplos de algumas delas.
Abs
-
14 de dezembro de 2018 às 08:55 #5310
O Praticante tem que cumprir um plano que é definido especificamente para cada ZP, ou seja, cada ZP possui um número mínimo de manobras a cumprir.
Esse número vc pode encontrar na NPCP de cada ZP (não cai na prova).
O Praticante como não presta serviço não é remunerado, mas em muitas ZPs existe algum tipo de ajuda ou empréstimo definido localmente, mas não existem regras quanto a isso e portanto não existe documento para se pesquisar.
Abs
-
14 de dezembro de 2018 às 08:49 #5308
Oi Gmpinho,
O Prático trabalha em formato de escala que é definida localmente pelos Práticos de cada ZP.
Essas escalas podem ser definidas livremente desde que não descumpram a NORMAM-12 (documento baixado no site da DPC e constante do edital).
Abs
-
AutorPosts