polimpio
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 4 meses atrás
Ola,
O loading seria a representação da força por unidade de área da pá do propulsor.
De forma prática, seria um propulsor que está realizando muita força para conseguir vencer a resistência experimentada pelo navio, logo é um propulsor que não está sendo eficiente, pois está descarregando muita água para trás com pouco avanço.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Prático no fórum O Prático 4 anos, 6 meses atrás
Oi Marcos,
Como os Práticos são profissionais autônomos, o lucro auferido por cada e sua respectiva carga de trabalho é informação privada, e eles não divulgam, portando não tenho essas informações para te dizer.
As informações disponíveis são as constantes na NORMAM-12, publicação disponível no site da DPC e que consta no edital do proces…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Prático no fórum O Prático 4 anos, 6 meses atrás
Oi Marcos,
A remuneração do Prático depende dos lucros da empresa de Praticagem de cada porto dependendo da movimentação de cada mês.
Como existem mais de 20 Zonas de Praticagem e os portos oscilam movimentação mês a mês, não é possível determinar uma remuneração média do Prático.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Sect. 02 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 4 anos, 6 meses atrás
Ola,
Bound vortex é a representação matemática do propulsor. Ou seja, não tem diferenciação entre bordo de ataque e bordo de fuga.
O “un/2” e o “un” são os correspondentes do “a” (no disco) e “b” (bem a ré do disco) da momentum theory, onde também temos que “b” = dobro de “a”
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Ciclo 8 R2 PNA Controlabilidade no fórum Dúvidas sobre a matéria 4 anos, 8 meses atrás
Oi Claudia, vou pedir pra ajustarem agora.
Obrigado
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Ciclo 8 – Rodada 1 / Questao 13 PNA Resistencia no fórum Dúvidas sobre a matéria 4 anos, 11 meses atrás
Oi Marcelo,
Desculpe a demora, o Diego teve uns problemas nos últimos dias e não conseguiu logar no fórum pra sanar sua dúvida, por isso eu vou te responder.
Na p.7 o livro fala sobre percentual da resistência (questão 12):
“Even in smooth, new ships it accounts for 80 to 85 percent of the total resistance in slow-speed ships and as much as 50…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico mudou a descrição do grupo Literatura Atualizada Praticante de Prático de”O objetivo seria que o CURSO H pudesse dispor de toda a literatura atualizada e/ou quais os melhores sites para que pudessemos comprar os livros, uma vez que no campo de "material de apoio" os sites não funcionam e/ou não sabemos quais as versão mais atualizadas dos livros.” para “O objetivo seria que o CURSO H pudesse dispor de toda a literatura atualizada e/ou quais os melhores sites para que pudessemos comprar os livros, uma vez que no campo de "material de apoio" os sites não funcionam e/ou não sabemos quais as versão mais atualizadas dos livros.
RESPOSTA:
Por uma questão de direitos autorais o Curso H não pode dispor de toda a literatura do edital.
Os links sugeridos são para ajudar os alunos a encontrar as publicações, mas como são de terceiros, por vezes são descontinuados e perdem a referência.
Nas apostilas do Curso você vai ter acesso aos resumos de todas as publicações nas suas versões mais recentes.
Para obter as publicações originais a sugestão é:
NORMAMs e demais publicações da Marinha: Site da DPC ou DHN conforme o caso
IMOs: buscar no google o nome completo e baixar direto do link da IMO. Exemplo: Resolution A.1045(27)
Obs: IMO de AIS vigente é a Resolution A.1106(29)
Nas aulas do Curso Regular, Curso de Exercícios e H-Quest é possível se manter atualizado das versões mais recentes pois a NORMAM-12 não é atualizada e o site da IMO também não.
Leis e Decretos: Site do Planalto ou da Câmara, buscar a versão mais atualizada.
Tug Use in Port 3ed, site official: https://www.tugandosv.com/books.php?id=25
Utilização de Rebocadores nos Portos 2ed, site oficial: http://www.fhm.org.br/livro-utilizacao-de-rebocadores-nos-portos-2a-edicao/
Meteorologia e Oceanografia 4ed, site oficial: https://www.velamar.com.br/livro-meteorologia-e-oceanografia.html
Shiphandling for the Mariner 5 ed.: vende em diversos sites com preços diversos.
Demais livros não possuem site oficial de venda.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Carta Sinótica no fórum Dúvidas sobre a matéria 5 anos, 11 meses atrás
Oi Marco,
Por definição os triângulos em uma frente fria apontam para a direção de deslocamento da frente e não para a massa fria, e o mesmo ocorre com a frente quente.
Como uma frente quase estacionária é uma frente fria que não consegue avançar, sua representação segue o mesmo raciocínio, ou seja, os triangulos azuis apontam para onde a massa…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Previsão de concurso no fórum Próximo Processo Seletivo 6 anos atrás
Oi Rodrigo,
Neste momento não existe previsão.
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Prático no fórum O Prático 6 anos atrás
Isso varia e pode ser alterado a qualquer momento pelos Práticos do local.
No geral são escalas bem boas.
Nas publicações do edital que são os assuntos cobrados na prova não constam informações sobre elas, então eu não tenho essas informações pra te passar.
Mas as vezes as escalas estão disponíveis nos sites das respectivas Capitanias do…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Prático no fórum O Prático 6 anos atrás
O Praticante tem que cumprir um plano que é definido especificamente para cada ZP, ou seja, cada ZP possui um número mínimo de manobras a cumprir.
Esse número vc pode encontrar na NPCP de cada ZP (não cai na prova).
O Praticante como não presta serviço não é remunerado, mas em muitas ZPs existe algum tipo de ajuda ou empréstimo definido…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico O Prático no fórum O Prático 6 anos atrás
Oi Gmpinho,
O Prático trabalha em formato de escala que é definida localmente pelos Práticos de cada ZP.
Essas escalas podem ser definidas livremente desde que não descumpram a NORMAM-12 (documento baixado no site da DPC e constante do edital).
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Escala das ZPs no fórum As Zonas de Praticagem 6 anos, 1 mês atrás
Desde que o Praticante cumpra o programa dentro do período mínimo e máximo previsto na N-12, ele pode executar o programa de qualificação como achar melhor dentro do possível, considerando o número de manobras existentes na ZP e escala dos demais praticantes.
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Remuneração de praticante de prático no fórum O Praticante de Prático 6 anos, 1 mês atrás
Oi Rodrigo,
Como o Praticante de Prático não presta serviço ao navio, ou seja, como a manobra é de responsabilidade do Prático, o Praticante de Prático não possui remuneração.
Entretanto, em muitas ZPs os Práticos e Praticantes de Prático combinam algum tipo de ajuda de custo ou empréstimo de maneira que a fase de Praticante de Prático não…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Gostaria de uma ajuda. no fórum Dicas de estudo 6 anos, 1 mês atrás
Oi Rodrigo,
A sugestão é seguir a sequência de matérias do Curso Regular que vc pode visualizar no calendário neste link:
Você também pode obter uma orientação mais personalizada com o programa de coaching:
Abs
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Section 7 no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Oi Alvaro,
1. O camber induzido não é representado e nem definido no PNA, somente é citado nessa frase solta. Vc pode interpretar ela de duas formas:
a)Erro do livro.
b)Com ângulo de ataque muito grande (dentro da esteira), o fluxo separa e não acompanha o perfil até o bordo de fuga. Com o ângulo de ataque pequeno (fora da esteira), o fluxo…[Leia mais] -
Moderador Acadêmico respondeu o tópico Experimento de Hadler no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 3 meses atrás
Sim
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Detrimental effects of cavitation no fórum Curso Regular – PNA/Propulsão 6 anos, 4 meses atrás
Acima do zero: Pressões Negativas (downstream side da seção) » p.178 “It is seen that cavitation reduces the under-pressure peak at the leading edge, spreading it out over the chord length”
Abaixo do zero: Pressões Positivas (upstream side da seção)
Lift: Área do gráfico delimitada pelas linhas
Drag: Não representado
Cada uma das linhas re…[Leia mais]
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Moderador Acadêmico respondeu o tópico Gostaria de uma ajuda. no fórum Dicas de estudo 6 anos, 4 meses atrás
Legislação pode ser feita em qualqer ordem, inclusive junto com outras matérias como por exemplo Nav 1 e Nav 2.
Sugestão de não deixar muito pro final é só por conta da NORMAM-12 que fala da vida do Prático.
Abs
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