fbpx
Portos paranaenses batem recordes históricos em exportação

Portos paranaenses batem recordes históricos em exportação

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) acaba de bater mais um recorde de movimentação. Ao longo do mês de abril, o Porto de Paranaguá escoou 1,476 milhão de toneladas de soja, superando o recorde anterior de 1,396 milhão de toneladas em abril de 2014. A alta de 6% é considerada um recorde histórico.

Além disso, o Porto de Paranaguá foi a principal via de escoamento da produção brasileira de farelo de soja, óleo vegetal e congelados no acumulado de 2015. Com os recentes investimentos feitos na estrutura do porto, Paranaguá também ganhou espaço na exportação de milho e de álcool.

Porto de Anonina

Neste primeiro semestre, o Porto de Antonina também apresentou resultados. Após um ano com o mercado em baixa, o Porto de Antonina voltou a ser uma porta de saída do açúcar ensacado brasileiro, com a perspectiva de exportar um volume maior do que 2012 e 2013 somados.

O primeiro carregamento de açúcar no Porto de Antonina começou em março, com 17 mil toneladas de produto proveniente do interior de São Paulo, com destino a Angola. O volume embarcado até abril já chega a 28 mil toneladas – mais que a movimentação do produto ao longo de 2013 e 2014. A expectativa, para este ano, é que sejam carregadas 200 mil toneladas pelo terminal. De 2007 a 2009, não houve movimentação do produto em Antonina.

Investimentos

Para este ano, a previsão da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina é investir R$ 360 milhões nos portos paranaenses.

Entre as obras, equipamentos e projetos entregues em 2015, estão aquisição de novas balanças para pesagem dos caminhões, as obras de reforma do cais, a nova iluminação da avenida portuária, a implantação de novos tombadores e demais componentes para descarregar cargas e a dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Paranaguá.

Neste montante, estão previstos investimentos em infraestrutura marítima (reforma do cais já em andamento), infraestrutura de acostagem e infraestrutura terrestre, como a implantação de um novo sistema de combate a incêndio e a recuperação da Avenida Bento Rocha, em Paranaguá.

Também estão programados investimentos em tecnologia, com a aquisição de scanners para inspeção de cargas. O meio ambiente será beneficiado, com a construção da Base de Prontidão para Emergências Ambientais e ações voltadas ao monitoramento ambiental. Todos os investimentos acima listados já estão em execução.

Fonte: Agência CNT de Notícias

 

Related Posts

Ministro de Portos destaca investimentos privados e anuncia obras em Santos

Ministro de Portos destaca investimentos privados e anuncia obras em Santos

Portos do Paraná aumentam movimentação de produtos em maio

Fila de navios de soja cresce nos portos do Brasil com estímulo do câmbio

Fila de navios de soja cresce nos portos do Brasil com estímulo do câmbio

Porto de Santos tem segundo melhor resultado de janeiro

Porto de Santos tem segundo melhor resultado de janeiro

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*