fbpx
Práticos de navio resgatam náufragos na Baía de Guanabara

Práticos de navio resgatam náufragos na Baía de Guanabara

A ação rápida e eficiente de práticos de navio no Rio de Janeiro foi determinante para um grupo de pescadores envolvido em um naufrágio, no dia 14 de fevereiro. O pedido de socorro foi feito pelo rebocador Far Star, que informou a ocorrência de um naufrágio próximo à sua posição, a noroeste da Ponte Costa e Silva (Rio-Niterói), por volta das 22h20. Havia 12 pescadores no mar.

A lancha de Praticagem Pilot 9 foi a primeira a chegar no local, resgatando dez dos doze náufragos. Os outros dois conseguiram nadar até o rebocador Far Star.

A Praticagem do Rio, assim como nas demais 21 Zonas de Praticagem do país, funciona em regime de 24 horas e está habilitada a prestar os primeiros socorros no mar em casos de emergência. Além de desempenharem papel fundamental para a atividade econômica e a preservação do meio ambiente no litoral, os práticos integram um sistema de comunicação e monitoramento das regiões portuárias. Eles são acionados com frequência para ações emergenciais desse tipo, e mesmo não recebendo qualquer remuneração, atendem com presteza aos pedidos de socorro, auxiliando a Marinha no desempenho de seu papel de guardião da vida humana no mar.

(Com informações do site Portogente)

 

1 comentário

  1. Avatar

    Renato Pequeno - 24 de fevereiro de 2017, 14:02 Responder

    Muito boa ação dos profissionais.
    Uma profissão apaixonante. Muito 10

    Por isso meu “Sonho” poder fazer parte desta legião de guerreiros da praticagem.

    Eu vou conseguir. Lembre se deste nome.

    Renato Pequeno. Prático.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*