fbpx
Ação de Prático evita desastre na baía da Guanabara

Ação de Prático evita desastre na baía da Guanabara

A um mês dos Jogos Olímpicos, a iniciativa e preparo técnico do prático Diogo Weberszpil, do Rio de Janeiro, evitou o que poderia ter sido o maior desastre ambiental marítimo no Brasil. Por volta das 6 horas da manhã da última quinta (30/06), o profissional de praticagem embarcou no navio tanque Golar Spirit com a tarefa de conduzi-lo para as proximidades do terminal de Gás Natural da Petrobras (GNL).

Uma falha técnica no navio, que foi construído em 1979 e considerado muito antigo para viagens de longo curso, fez com que o leme da embarcação travasse impedindo qualquer manobra. O prático prontamente percebeu que o timoneiro não estava conseguindo governar, pois o leme estava travado do lado direito fazendo com que o navio se aproximasse rapidamente da Fortaleza de Santa Cruz.

Diogo Weberszpil, que passou por diversos treinamentos de emergência no exterior, rapidamente tomou todas as medidas para evitar a colisão iminente. O risco da manobra deste tipo de navio é tão alto que a Atalaia sempre interrompe e desvia todo o tráfego de embarcações nas proximidades da Baía. Na sequência, tomou a decisão acertada de lançar a ancora em conjunto com outras técnicas para parar o navio.

“Felizmente consegui afastar o navio das pedras e conduzi-lo para águas seguras até que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro avalie quando este navio terá condições de entrar novamente no Porto”, narrou o ainda assustado Diogo Weberszpil.

Leia abaixo a narrativa do Prático Diogo Weberszpil sobre a operação de salvamento do navio Golar Spirit:

Embarquei no navio Tanque (GNL) Golar Spirit por volta das 05:55hs desta manhã para conduzi-lo em direção ao Terminal de GNL da Petrobras. Tudo corria como de costume, com a troca de informações entre mim e o Comandante sobre a manobra e características do navio. Mas senti que havia algo estranho quando sugeri o aumento de velocidade para toda a força e comecei a solicitar que o navio guinasse para BE para prosseguir na rota planejada de acesso à Baía de Guanabara.

Após a ordem de rumo 355º ao timoneiro, o mesmo não conseguiu mais estabilizar a proa do navio no rumo indicado. Prontamente percebi que o timoneiro não estava conseguindo governar, pois o leme estava travado para Boreste fazendo com que o navio se aproximasse rapidamente da Fortaleza de Santa Cruz com 7 nós de velocidade, a cerca de 0,6 milhas (1000metros).

Devido ao constante treinamento em simuladores (felizmente participei de 5 treinamentos nos últimos anos), tomei rapidamente as medidas necessárias para evitar a colisão iminente. Ordenei troca dos sistemas de governo (sem resultado) máquina atrás com toda a força, preparei os dois ferros para largar em emergência, usando o auxílio de rebocadores e solicitei que a Atalaia interrompesse e desviasse todo o tráfego de embarcações nas proximidades da Baía. Na sequência, tomei a decisão de largar o ferro de BE com duas quarteladas mergulhadas, o que foi fundamental para que o navio aumentasse mais o giro para BE e parasse a cerca de 100 metros da Fortaleza.

Felizmente consegui fazer com que a embarcação se afastasse das pedras e a conduzi para águas seguras até que a CPRJ avalie quando esta terá condições de entrar novamente no Porto.

Fonte: Conapra

Diogo é ex-aluno do Curso H e foi aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo de 2011

 

Related Posts

Companhia Docas do Rio de Janeiro inicia projeto de modernização da gestão portuária

Companhia Docas do Rio de Janeiro inicia projeto de modernização da gestão portuária

4 comentários

  1. Avatar

    Thiago Arantes Suedan - 6 de julho de 2016, 10:50 Responder

    Parabéns ao Diogo e parabéns Curso H em capacitar com excelência para o processo seletivo !!!

  2. Avatar

    Rony - 7 de julho de 2016, 21:42 Responder

    Parabéns a todos que participaram da manobra

  3. Avatar

    Luiz Henrique g wood - 9 de julho de 2016, 08:01 Responder

    Parabéns Diogo
    Sou mnc desempregado e me orgulho dessas atitudes de um marítimo.
    Que DEUS continue te dando sabedoria.

  4. Avatar

    Pablo Cescone - 3 de novembro de 2016, 23:20 Responder

    Procuro tentar imaginar como foi passar há 100 m da Fortaleza!!!!!!!!!!
    Parabéns ao Diogo, excelente manobra, muito sagaz…
    Essa é a praticagem do Brasil !!!
    Não é à toa que estamos entre os melhores do mundo.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*