fbpx
Companhia Docas do Rio de Janeiro inicia projeto de modernização da gestão portuária

Companhia Docas do Rio de Janeiro inicia projeto de modernização da gestão portuária

A Companhia Docas do Rio de Janeiro deu início ao Projeto de Modernização da Gestão Portuária. Integrante do Programa de Governo “Portos Eficientes”, trata-se de um conjunto de ações que inclui o Programa Nacional de Dragagem I e II, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sistemas de VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) e Cadeia Logística Inteligente, entre outros. Também engloba a expansão da infraestrutura portuária, novos arrendamentos e concessões, além da melhoria da gestão nas Companhias Docas vinculadas à SEP/PR.

A Secretaria de Portos (SEP/PR) contratou, em abril deste ano, serviços de Consultoria com a empresa Deloitte para dar início ao Projeto de Modernização da Gestão Portuária, com objetivo de tornar os portos brasileiros elos dinâmicos da cadeia logística, minimizando os tempos e custos do acesso aquaviário e/ou terrestre de navios, cargas e passageiros. O serviço de consultoria contratado pela SEP/PR está sendo realizado nas Companhias Docas de Santos, Rio de Janeiro e Pará.

O trabalho conta com o acompanhamento de uma equipe especial de assessoria do Governo Federal, liderada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a participação de outros ministérios, incluindo a Casa Civil e a SEP/PR. Dentro da CDRJ foi instituído o Comitê “Portos Eficientes” para dar suporte e monitorar a consultoria.

O objetivo principal do Projeto é o de desenvolver e implementar processos mais eficientes para melhorar a gestão portuária, por meio da revisão e propostas de melhorias dos processos externos para modernização da operação portuária. Serão feitas recomendações com planos de melhoria para a modernização dos processos internos das Companhias Docas. Os trabalhos culminam no monitoramento das implementações e recomendações realizadas em todas as fases do projeto.

A primiera reunião oficial do projeto aconteceu no último dia 15 de agosto, no edifício-sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro. edifício-sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Participaram o Diretor do Departamento de Gestão e Logística Portuária da SEP/PR, Jean Silva, representantes do Ministério do Planejamento, a diretoria executiva da CDRJ, o comitê “Portos Eficientes” da CDRJ, os superintendentes dos Portos do Rio e de Itaguaí e a equipe da Deloitte.

Fonte: Portogente

 

Related Posts

Ação de Prático evita desastre na baía da Guanabara

Ação de Prático evita desastre na baía da Guanabara

Complexo do Itajaí ganha nova bacia de evolução

Complexo do Itajaí ganha nova bacia de evolução

Complexo Portuário movimenta mais de 10 milhões de toneladas em 2014

Complexo Portuário movimenta mais de 10 milhões de toneladas em 2014

Codesp assina contrato com a Indra para implementação do VTMIS

Codesp assina contrato com a Indra para implementação do VTMIS

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*